fotografia de casamentos

ensaios de casamentos

A escolha do fotógrafo para o Ensaio de casamento é o que dá início a nova vida de um casal.

Acredito que essa decisão deva começar com a percepção do casal se o tipo de trabalho que eles procuram é o que me proponho a realizar.

Meu trabalho é um mix tanto de fotografias de casamento posadas quanto ensaios de casamentos espontâneas, isso tanto nos ensaios como durante o casamento, em diferentes momentos.

Meu primeiro contato com os noivos é em uma reunião onde entendo qual a expectativa deles em relação ao casamento, conheço mais a história e o estilo do casal e conversamos sobre valores.

Esse é um momento muito importante pois além de definirmos preços, conhecendo os noivos consigo começar a traçar na minha cabeça as fotos que serão produzidas no ensaio de casamento.

Preparação para o dia do ensaio de casamento externo

É também durante uma reunião que falaremos sobre o pré wedding. Em um primeiro momento decidimos onde e como será esse ensaio fotográfico e isso varia de acordo com cada casal.

Pode ser campo, praia, cidade, serra… Eu, como conheço vários lugares, sugiro os locais de acordo com o desejo do cliente: lugares perto ou mais distantes, pagos ou gratuitos, tudo vai da disposição e do orçamento que o casal estiver disposto a investir.

Nesse dia também é decidido o tipo de roupa que será usado.

Alguns casais optam pelo clássico Trash The Dress, onde a noiva usa vestido branco no ensaio de casamento, normalmente mais clean, e o noivo usa terno.

Mas alguns se vestem mais dentro do seu estilo. Temos parceria com lojas e personal styling que podem nos auxiliar nesse momento de escolha. As roupas e acessórios também precisam conversar com o local onde iremos fotografar.

Trazer elementos da sua vida pessoal também pode ser um diferencial. Alguns casais tem hobbies ou praticam atividades que são importantes para eles e podemos buscar locais e referências para inserir nas fotografias de casamento.

Para as noivas temos parcerias com estéticas onde os profissionais saberão fazer a maquiagem e o cabelo ideal para o tipo de ensaio de casamento escolhido.

Esse é um detalhe que muitas vezes não é pensando mas de um grande diferencial.

Decidido tudo isso, marcamos duas datas. E porque duas datas? Um elemento importantíssimo para o resultado final das fotos é um dia bonito. O ideal é um dia de sol e nós não fotografamos em dias de chuva.

Como não é possível controlar a previsão, já deixamos dois dias pré agendados.

O dia do ensaio de casamento é uma prévia do grande dia, que deve ser um dia leve, não ter pressa e conectar os noivos e o fotográfo de casamento.

É interessante também ter a companhia de uma outra pessoa para auxiliar a noiva nesse dia, pode ser a mãe, irmã, uma amiga, enfim, alguém especial, que vai ajudar naqueles momentos de separar acessórios, retocar o batom e dar aquele apoio moral.

Alguns casais ficam apreensivos quanto as poses e como serão essas fotos. No entanto, não há com o que se preocupar, é meu papel direcionar os noivos nesse momento.

Esse é o meu diferencial: eu vou conduzir o casal nas melhores poses, nos melhores lugares, fazendo eles ficarem a vontade e tornando o momento descontraído, sem apreensão. Uma direção fotográfica bem feita faz toda diferença. Trago minha experiência e naturalmente os cliques vão acontecendo e conforme o dia vai passando os noivos já se sentem como profissionais.

Uma dúvida comum também é sobre o que levar no dia do ensaio. Isso varia muito, mais uma vez, com o estilo de ensaio escolhido. Pode se levar espumante para fazer fotos de brinde, buquê de flores em caso de trash the dress, coisas particulares que remetam a história do casal também são super legais

São feitas inúmeras fotografias de casamento, o pré wedding começa muitas vezes no início da tarde e encerra no final do dia, dependendo do local com um pôr do sol.

As fotografias de casamento são enviadas para o cliente por um link para ser feito o download, alguns dias após o ensaio. Todas elas já vão em alta resolução. Normalmente algumas dessas fotos são utilizadas no dia do casamento, para decoração, banners ou quadros, por exemplo. O casal escolhe quais irá usar e nós fazemos o tratamento final para eles.

Algumas dicas para não esquecer para o dia do ensaio de casamento

  • Verificar se o local escolhido precisa de autorização para fazer o ensaio de casamento;
  • Verificar se o local escolhido tem entrada paga ou gratuita;
  • Verificar se o local escolhido fica aberto o ano todo;
  • Caso haja vídeo junto, casar a agenda do cinegrafista e do fotográfo de casamento;

Dia do casamento

o grande dia chegou

Quando é contratado o serviço de making of dos noivos, iniciamos nosso grande dia juntos a partir daí. Com a noiva, acompanhamos maquiagem, cabelo, momentos com as madrinhas, com a mãe e pessoas importantes da sua vida. São feitas também muitas fotos individuais antes de colocar o vestido e também já pronta. Juntos vamos até o local da cerimônia.

O making of do noivo funciona da mesma forma, acompanhamos os momentos com o pai e padrinhos, fazemos fotos posadas individuais e com os presentes. Normalmente os making of são feitos em estéticas e barbearias mas caso a escolha do casal seja de se arrumar em casa ou até mesmo no local da cerimônia, se isso for possível, também acompanhamos.

Durante a cerimônia as coisas acontecem ao natural. Nesse momento temos os maiores registros espontâneos, as emoções do momento são captadas sem nenhuma interferência do fotógrafo de casamento. É durante a cerimônia que captamos aquelas fotos de troca de olhares entre os noivos, da emoção dos pais, parentes, casais de padrinhos e pessoas queridas. Temos o prazer de fazer esses registros de sentimentos verdadeiros, nada armado ou conduzido.

A festa é toda registrada por nós, não temos limite de tempo no evento. Todos os detalhes de decoração, balada e coisas pensadas pelo casal não passam despercebidos pelas nossas lentes.

Assim como no ensaio, as fotografias de casamento são enviadas para o cliente por um link para ser feito o download, alguns dias após a festa. Todas elas já vão em alta resolução. O diferencial aqui fica no fato de que as escolhas serão feitas para um álbum impresso.

Como funciona o processo de escolha das fotos do ensaio de casamento até a entrega do álbum?

Após as escolha das fotografias de casamento feita pelo casal um profissional que trabalha comigo faz a diagramação desse material. O número de fotografias de casamento varia conforme o tamanho do álbum, pedimos também que nos sejam sinalizados de 30 a 40 fotos para serem utilizadas como destaque, fotos que o casal julgue importante terem uma maior relevância na montagem final.

Alguns dias após o recebimento dessas escolhas, enviamos por email uma amostra da diagramação. Nesse momento, podem ser feitos alterações como troca ou retirada de algumas fotos, mudanças no layout, enfim. A impressão do material nunca é feita sem a aprovação do cliente. Nossa ideia é criar um álbum que imprima a alma da festa, e sintetize os momentos mais importantes do primeiro grande dia da vida de um casal.

A única pessoa que você tem contato por mais tempo depois do evento é o fotógrafo de casamento, por isso tenho um feedback dos noivos com quem trabalho e dou essas dicas baseado em tudo que vivo com o casal durante todos esse período.